quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Especial - Tipografia: Helvética



Gente, é com muito prazer que anuncio pra vocês o início do "Especial - Tipografia" aqui no NSNS. São prints de alto nível conceitual e altíssima simplicidade (ou seja, podemos copiar na maior facilidade em qualquer canto). Estou com um banco de 250 camisetas, e vou escolher as mais bacanas, separá-las por categorias e mostrar aqui pra vocês. 






Pra começar, escolhi a queridinha das queridinhas: Helvética (que, aliás, é a letra que uso aqui no blog). Tem tanto print em homenagem a essa letrinha que vocês nem imaginam!






A helvética é super queridinha dos designers, e eu perguntei pro meu queridíssimo Caio Alves porque diabos a helvética é tão amada, e aqui vai a resposta:






Pra mim a Helvética é o pretinho básico da tipografia. É aquela bolsinha Chanel que você sabe que não vai errar se usar. Ela tem mais de 50 "pesos", um deles há de funcionar com o layout.
Vou confessar que eu tinha preconceito, com medo de me tornar "mais do mesmo" por fazer uso dessa bunita. Mas aí você chega num ponto que se descobre NECESSITADO dela. Numa marca por exemplo, você faz um ícone incrível mas precisa de uma legenda que não tome a atenção dele: Não me vejo utilizando outra typeface que não Helvetica. Ela é a perfeição que faz com que a FONTE não se torne mais importante do que o texto, é uma conquista em termos de legibilidade. Você pode usar Helvética num convite de batizado ou numa missa de sétimo dia, ela vai funcionar.






Realmente, né, gente? A helvética é fantástica. O pessoal do design é tão apaixonado pela letrinha que sai por aí com tees de tudo que é tipo pra homenagea-la. Perguntei também pro meu novo colega de trabalho e talentosíssimo ilustrador/design, o Max (a resposta foi curtinha porque perguntei pelo twitter, tá?):

Ela é linda, formosa e versátil. Mas ainda é como qualquer outra do gênero, só tem sua "magia" mais exaltada pelos grandes mestres.




Muitas, muitas marcas e logotipos famosos fazem uso da helvética. Não tão ligando o nome a pessoa? Vejam aqui alguns dos logos famoso criados com o tipinho. Não é pouca bobagem não, a letrinha tá em todo canto, desde o logotipo da Microsoft até a Harley Davidson, passando por Oral-B, Olympus e mais um monte de marcas.







E aí, merece ou não merece tanta tee apaixonada? Merece, né. Viva a helvética, gente!





Eu mesma usaria todas essas tees que botei aí pra vocês, e provavelmente vou mesmo mandar fazer alguma.





Pra quem ficou curioso e quer ver mais logos criados com helvética, cliquem aqui.
Pra quem quer saber um pouco mais sobre essa queridinha, clica aqui.





Nós amamos Helvética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário