quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Especial - Tipografia: Helvética



Gente, é com muito prazer que anuncio pra vocês o início do "Especial - Tipografia" aqui no NSNS. São prints de alto nível conceitual e altíssima simplicidade (ou seja, podemos copiar na maior facilidade em qualquer canto). Estou com um banco de 250 camisetas, e vou escolher as mais bacanas, separá-las por categorias e mostrar aqui pra vocês. 






Pra começar, escolhi a queridinha das queridinhas: Helvética (que, aliás, é a letra que uso aqui no blog). Tem tanto print em homenagem a essa letrinha que vocês nem imaginam!






A helvética é super queridinha dos designers, e eu perguntei pro meu queridíssimo Caio Alves porque diabos a helvética é tão amada, e aqui vai a resposta:






Pra mim a Helvética é o pretinho básico da tipografia. É aquela bolsinha Chanel que você sabe que não vai errar se usar. Ela tem mais de 50 "pesos", um deles há de funcionar com o layout.
Vou confessar que eu tinha preconceito, com medo de me tornar "mais do mesmo" por fazer uso dessa bunita. Mas aí você chega num ponto que se descobre NECESSITADO dela. Numa marca por exemplo, você faz um ícone incrível mas precisa de uma legenda que não tome a atenção dele: Não me vejo utilizando outra typeface que não Helvetica. Ela é a perfeição que faz com que a FONTE não se torne mais importante do que o texto, é uma conquista em termos de legibilidade. Você pode usar Helvética num convite de batizado ou numa missa de sétimo dia, ela vai funcionar.






Realmente, né, gente? A helvética é fantástica. O pessoal do design é tão apaixonado pela letrinha que sai por aí com tees de tudo que é tipo pra homenagea-la. Perguntei também pro meu novo colega de trabalho e talentosíssimo ilustrador/design, o Max (a resposta foi curtinha porque perguntei pelo twitter, tá?):

Ela é linda, formosa e versátil. Mas ainda é como qualquer outra do gênero, só tem sua "magia" mais exaltada pelos grandes mestres.




Muitas, muitas marcas e logotipos famosos fazem uso da helvética. Não tão ligando o nome a pessoa? Vejam aqui alguns dos logos famoso criados com o tipinho. Não é pouca bobagem não, a letrinha tá em todo canto, desde o logotipo da Microsoft até a Harley Davidson, passando por Oral-B, Olympus e mais um monte de marcas.







E aí, merece ou não merece tanta tee apaixonada? Merece, né. Viva a helvética, gente!





Eu mesma usaria todas essas tees que botei aí pra vocês, e provavelmente vou mesmo mandar fazer alguma.





Pra quem ficou curioso e quer ver mais logos criados com helvética, cliquem aqui.
Pra quem quer saber um pouco mais sobre essa queridinha, clica aqui.





Nós amamos Helvética.

Sugestão de Estampa: Coelhos Suicidas

Gente, quando vi os Coelhos Suicidas do Andy Riley nesse site aqui me apaixonei a primeira vista. E, claro, guardei o link pra postar aqui pra vocês, porque além de serem incríveis, os cartoons são simplesmente perfeitos para camisetas. Perfeitíssimos.




A história é super simples: são coelhos que querem morrer. Querem muito. E os cartoons mostram os vários jeitos/tentativas de alcançar isso. E, apesar da temática meio macabra, os desenhos ficam incríveis e bem divertidos.


São muito lindos, gente. Os planos são bem mirabolantes (nesse aí de cima ele compra o livro Harry Potter e a Ordem da Fênix e fica embaixo da portinha de correio haha).




Essas ilustrações ficariam incríveis em tees, né? Totalmente. Adoro o traço do desenho e alguns parece que nasceram para ser prints de camisetas, gente!




Na verdade, esses desenhos são tão lindos que deveria ser lançado um e-commerce com uma linha de objetos e camisetas inspirados nos desenhos. Ficaria massa, né? Almofadas, tees, adesivos de parede, canecas, coelhinhos suicidas de pelúcia, tudo funcionaria! Acho que vou mandar um e-mail pro Andy fazendo a proposta, haha.



Os Coelhos Suicidas começaram na internet, viraram a maior febre e aí foram lançados em livros e calendários. Super bacana, né? As lojas brasileiras de tees deveriam se informar sobre esses babados e buscar essas ilustrações diferentes e incríveis (e não falo só dessas, tem tantas por aí. E aí o que a gente mais vê é estampinha sem graça e tudo muito parecido. Dá pra fazer tanta coisa diferentona, gente!).




Curtiram os coelhinhos? Vamos juntar dinheiro e criar um big e-commerce com uma linha de objetos deles? hehe

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Falando em nerdice...

Gente, esse post foge bastantinho do tema do NSNS mas como eu acabei de falar em nerdice, isso é um bom complemento. Vocês conhecem o site Kinkyland? Lá tem um monte de objetos divertidos e alguns bem funcionais. Me lembram um pouco a Think Geek, que é a melhor loja geek do mundo. Guardadas as devidas proporções, claro. Infelizmente o Brasil não conta com uma equivalente da Think Geek, pelo menos não que eu saiba. E a intenção da Kinkyland, aparentemente, não é ser uma loja geek, e sim uma lojinha de objetos inusitados. Claro que nesse meio eu achei umas nerdices deliciosas.




Então, a Kinkyland tem uma variedade enorme dos produtinhos, vai desde gancho de parede pra prender coisinhas até pendrives, passando por utensílios de cozinha, de banheiro, váárias coisinhas. Esse pendrive diferentão aí de cima é um dos muitos disponíveis.


Esses botões de ctrl, alt e del são taças, gente. Pois é, na próxima foto dá pra entender melhor.




No mínimo bem criativo, né?




Esses dedos esquisitos são ganchos de parede. 





Um selador de copos (que tá esgotadíssimo).




E agora, o que me fez entrar no site! Gente, a Kinkyland tem uma parte chamada "Micróbios de Pelúcia"! Me chamou muito a atenção justamente porque achei a cara da Think Geek, eles tem várias coisinhas assim.


Esse aí do lado é o nosso amigo, o ácaro.


Catapora

E. Coli

Glóbulos Vermelhos


Salmonella
E o Neurônio!

Não sei vocês, mas eu adoro essas coisas, gente. Uma salmonella de pelúcia? Quero já.

E só pra não falar que eu não falei em camisa...


É, a Kinkyland também vende a camisa que o Dexter usa nos seus momentos mais atormentados.


Sucesso, né?
É uma loja pra ficar sempre de olho, hein? Muita coisa legal.

Loja Virtual: RedBug

Gente! Corre aqui!
Lembram desse post aqui que fiz sobre a Linux Mall? Quem curtiu essa, vai pirar na RedBug! Lá tem muitas estampas iguais as da Linux, mas nenhuma tá esgotada e ainda tem uma variedade massa. Não rolam aquelas com as frases de programadores e front-ends, mas rolam piadinhas nerds e até zoação com o Windows. Bora ver?










Lá também tem essa estampa Evolution! E o melhor: não tá esgotado (sério, Linux Mall, repõe o estoque. É péssimo esse monte de estampa esgotada).




Essa estampa do Sheldon também tinha lá no LM, mas, ó, não sei qual das lojas veio primeiro, se elas tem alguma relação entre si ou se uma copia descaradamente a outra, só sei que quem ganha é a gente, né?


Estampas com frases famosas de efeito:








Então, o preço é em torno de 50 reais, tem modelo feminino também (importante, né?) e algumas tees estão com descontinho. Vale a conferida, pra quem curte estampa nerd lá é um prato cheíssimo.


Pros evolucionistas fervorosos:





Favoritas (além das Evolution, claro):







Lá tem até aquelas do Yoda e Spock presidentes, gente. É bem legal. Vão lá e confiram os prints nerds only. 
Sim! Deixa eu colocar um parênteses aqui e falar que, se comprarem alguma coisa, incluam no carrinho também uns bottons, são incríveis demais. Custam 3,50 e eu estou tão apaixonada por todos que não vou colocar nenhum aqui pra não ser injusta. Quem quiser ver, clica aqui!




Quem for que nem eu vai querer todos. Preparem o Visa!