quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sugestão de Estampa: Alessandro Gottardo

Lembram que eu tinha prometido mais duas sugestões de estampa pra hoje? Pois esse carinha já tava separado pra isso! Me apaixonei instantaneamente pelas ilustrações dele e já escolhi qual vai virar print no meu armário. É super bacana, gente.



Nascido em Pordenone, em 1977, Alessandro Gottardo é conhecido no mundo da ilustração como Shout (grito, em português). O nome não poderia ser mais irônico, uma vez que seus trabalhos, marcados por traços simples temáticas surreais e um interessante jogo de sentidos, parecem mais sussurrar ao ouvido do observador. 
A sutileza de sua arte, no entanto, não a torna nada fraca. Afinal, o artista já abocanhou diversos prêmios, entre eles o de maior prestígio internacional no campo da ilustração: a medalha de ouro da Sociedade de Ilustradores, conquistada em 2009.

Tirei esse textinho do meu amado site Zupi, se quiserem saber um pouco mais sobre a bio do cara, só é clicar.




Não sei se já comentei aqui, mas sou editora de vídeos (alguém aí precisando de um editor?! Aceito freelas, haha) e essas ilustrações me lembraram logo de cara as imagens do Construtivismo Russo. Claro que o traço do Alessandro é bem mais minimalista, mas lembra muito o discurso direto do construtivismo, incluindo as cores que ele usa. Amei de cara.




As ilustrações são cheias de surrealismo e subjetividade (é aí que morrem as semelhanças com a turma de Eisenstein, né? hehe).








Essas três aí de cima são mais suaves, né? Fala sério, todas essas dariam prints absolutamente incríveis. Pessoal das camisas indies (oi, Lissa!), essas últimas são pra vocês. Espetáculo, né? Amei como esse cara me trouxe tantas referências diferentes nos seus trabalhos mudando tão pouca coisa (mantendo total a linha de trabalho e a identidade das obras).




Essa imagem aí de cima foi a minha escolhida para virar estampa. Todas são maravilhosas, mas essa tem questões que facilitam a logística (desenho em preto e branco, moldura...) e resultam numa maior facilidade pra o trabalho ficar bem feito.


O pessoal que faz tees aqui no Brasil deveria pensar em formas criativas de estampar. Uma loja que faz isso muito bem é a El Cabriton. Imagina esse tipo de camisa feminina, só que toda azul e no bolso ou um pouco acima, aquela mala de nuvens do Alessandro. Nem todos os prints precisam ser quadradões na parte da frente da camisa, tá? Dá pra ser bastante criativo, esses desenhos nos bolsos que a El Cabriton faz ficam maravilhosos. 




Curtiram o cara? Pois eu já sou fã. Dá pra saber mais no post da Zupi ou no próprio site dele, o AlessandroGottardo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário